noticias da lodgify banner

Junho de 2025: Notícias do Alojamento Local

Com as ondas de calor a invadirem Portugal, esperamos que esteja a resistir ao calor e a ver as reservas a aquecer também! E como mais um mês chega ao fim, não são só as temperaturas que sobem… também temos novidades fresquinhas da Lodgify.

Este mês trazemos atualizações que vão desde as recomendações da Comissão Europeia sobre a crise habitacional em Portugal, até aos resultados surpreendentes do selo “Save Water” no Algarve. E não ficamos por aqui, há muito mais para pôr em dia.

Continue a ler, porque hoje trazemos uma mão cheia de novidades!

Bruxelas aponta o dedo à crise habitacional em Portugal

Neste mês, a Comissão Europeia publicou um conjunto de recomendações dirigidas a Portugal, abrangendo diversas áreas das políticas públicas. No que diz respeito à habitação, Bruxelas considera que as medidas atualmente em vigor não estão a ser suficientes.

Entre os fatores identificados, destaca-se o impacto do alojamento local. A Comissão sugere “uma maior regulamentação dos arrendamentos turísticos de curta duração em zonas sob pressão”, como uma das formas possíveis de melhorar o acesso à habitação acessível.

Até ao momento, não houve resposta por parte do Primeiro-Ministro às recomendações de Bruxelas. Ainda assim, foi aprovado o novo programa do governo, que, no que toca à habitação, parece manter uma linha semelhante à das políticas anteriores. No caso específico do Alojamento Local, não foram anunciadas medidas concretas.

Portanto, o cenário continua em aberto. Ficamos à espera para ver se, nos próximos tempos, surgem medidas concretas para o Alojamento Local, ou se os proprietários de AL podem respirar de alívio (pelo menos por agora).

Bruxelas aponta o dedo à crise habitacional em Portugal

Portugal brilha na Europa e não é só Lisboa a dar nas vistas

No que toca à popularidade de Portugal como destino turístico, os dados mostram que o país continua em forma.

Segundo as Nações Unidas, com base no Barómetro da ONU, no primeiro trimestre de 2025, Portugal recebeu mais 4% de turistas internacionais em comparação com o mesmo período do ano anterior, um crescimento que supera a média europeia.

Já no relatório da Amadeus em parceria com a ONU Turismo, publicado este mês, Portugal volta a marcar presença no Top 10 dos destinos mais populares da Europa, ocupando o 7.º lugar entre os países com maior número de reservas aéreas.

Olhando para as cidades, Lisboa mantém-se firme no ranking mediterrânico, surgindo em 6.º lugar nas reservas. Mas as verdadeiras surpresas vêm dos arquipélagos: o Funchal destacou-se com um aumento de +24% nas pesquisas, ficando em 3.º lugar entre as cidades com maior crescimento de interesse; e Ponta Delgada brilhou nas reservas, conquistando o 2.º lugar com um aumento de +10%.

Turismo em Portugal brilha na Europa

Alojamentos notificados por falta de seguro

Um tema que temos vindo a destacar nos últimos tempos começa agora a ter consequências práticas: a obrigatoriedade de submeter o seguro de responsabilidade civil do Alojamento Local já está a ser fiscalizada pelas câmaras municipais.

Segundo o Diário de Notícias, mais de 70 mil ALs estão em risco de cancelamento por não terem o seguro válido submetido, e menos de metade dos registos ativos fizeram-no até agora. Um número preocupante para o setor, sobretudo em zonas em que não estão a ser emitidos novos registos e qualquer cancelamento pode tornar-se definitivo.

Recebeu um e-mail a dizer que o seu AL não tem seguro ativo? Não entre em pânico, mas convém verificar se submeteu todos os dados corretamente.  Pode fazê-lo pesquisando o número de registo do seu AL no site da RNAL. Se tudo estiver em ordem, o seguro deverá aparecer associado ao seu alojamento local.

Se ainda não o fez ou se houve algum erro, trate disso o quanto antes, depois de ser notificado, tem apenas alguns dias para concluir o processo.

Webinar: Preparar o seu alojamento para a época alta

Com tantas notícias sobre o crescimento do turismo, a Lodgify não podia deixar os anfitriões desamparados nesta época alta. Por isso, no início do mês preparámos um webinar exclusivo sobre como preparar o seu Alojamento Local para se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

A nossa convidada especial da ALEP, também falou sobre a importância de submeter o seguro do seu AL, garantindo que está tudo em ordem, para que o seu alojamento navegue a época alta com o vento de feição e sem surpresas desagradáveis como cancelamentos de registo.

Pode ver o webinar completo gratuitamente aqui:


Turismo consciente: Poupança de água chega aos 13%

Para os nossos leitores mais atentos, lembram-se certamente de quando foi lançado o selo “Save Water”. Passado um ano, já há resultados a mostrar: segundo o Relatório de Monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, os empreendimentos turísticos que aderiram à iniciativa conseguiram reduzir o consumo de água em 13%.

Para além do evidente benefício ambiental, a boa notícia tem também impacto económico: a publicação do Turismo de Portugal destaca que esta redução representa uma poupança média superior a 6.700 euros por empreendimento, por ano.

Numa altura em que as alterações climáticas deixam cada vez mais marcas, é este tipo de iniciativas que mostra como o turismo pode, efetivamente, fazer parte da solução

Poupança de água chega aos 13%

Atualizações das plataformas de reservas

Houve algumas (grandes!) atualizações nas principais plataformas de reservas, que convém estar atento para não ser apanhado de surpresa. Vamos espreitar o que mudou…

Nova política de pagamentos do Airbnb: Veja o que muda

Atenção, anfitriões! O Airbnb atualizou os termos de serviço de pagamentos, e as novas regras entram em vigor a partir de 8 de setembro de 2025 para quem já usa a plataforma.

Alguns dos principais pontos que deve saber:

  • Pagamentos adiados para novos anfitriões: Quem ainda não tiver duas estadias concluídas (ou não tiver pelo menos um anúncio verificado) receberá o pagamento só um dia útil após o check-out do hóspede.
  • Mais controlo nos pagamentos: O Airbnb Payments pode agora reter, suspender ou cancelar temporariamente pagamentos em casos de suspeita de fraude, verificação de identidade pendente ou outras situações que envolvam risco ou segurança.
  • Mais clareza nos métodos e prazos de pagamento: Os novos termos explicam como e quando a Airbnb pode ajustar os calendários de pagamento, atualizar automaticamente os dados do teu método de pagamento e ainda trouxeram opções como “Pagar Uma Parte Agora e o Resto Mais Tarde” ou pagamentos recorrentes.

A ideia é trazer mais transparência, mas estas mudanças podem-lhe afetar. Por isso, vale a pena dar uma vista de olhos nos novos termos e ajustar o que for preciso no teu planeamento.

O que deve fazer? Se criou conta no Airbnb antes de 26 de junho de 2025, os novos termos serão aceites automaticamente, a menos que escolha eliminar a sua conta antes de 8 de setembro. Se se inscreveu a partir de 26 de junho, já concordou com as novas regras.

Leia tudo sobre a atualização dos termos de serviço de pagamentos da Airbnb aqui.

Nova política de pagamentos do Airbnb

Vrbo lança promoções: Reservas antecipadas e de última hora

A Vrbo lançou promoções para ajudar os anfitriões a atrair mais hóspedes com descontos inteligentes e personalizáveis.

Com estas novidades, os anfitriões podem ativar facilmente campanhas para reservas antecipadas (feitas com mais de 60 dias de antecedência) e reservas de última hora (feitas entre 0 e 30 dias antes da estadia). Estas ofertas aparecem como filtros de pesquisa, o que ajuda a aumentar a visibilidade e a preencher espaços no calendário.

Entre outras futuras atualizações estão ofertas exclusivas para membros, promoções direcionadas para dispositivos móveis e ferramentas para dar mais destaque a novos anúncios.

Pensado para ser simples e flexível, este conjunto de funcionalidades ajuda os anfitriões a ajustar os seus preços aos seus objetivos, e a dar ainda mais valor aos hóspedes!

E no resto do mundo?

E no resto do mundo? Veja as principais notícias sobre o setor a ter em conta:

  • Barcelona está a apertar o cerco aos arrendamentos de curta duração ilegais, com centenas de anúncios sem licença no Airbnb na mira das autoridades.
  • Atenas prolongou até 2026 a proibição de novos licenciamentos para Alojamento Local no centro da cidade, numa tentativa de aliviar a pressão sobre o mercado de habitação.
  • No Reino Unido os casos de doença dos legionários atingirem um novo recorde, o governo está a pedir aos anfitriões e gestores de propriedades que reforcem as medidas contra a bactéria Legionella antes da época alta.

Atenas proibe novos licenciamentos

Até à próxima!

E é “só isto” que temos para este mês! Esperamos que as notícias que lhe trouxemos ajudem a manter-se a par de tudo o que anda a mexer no mundo do Alojamento Local, e que tenham sido aquela brisa de ar fresco que precisava nesta época escaldante.

Ainda não experimentou a Lodgify? Então este é o momento ideal para nos deixar ajudá-lhe a ter um verão com menos stress e mais reservas. Inscreva-se para um teste gratuito de sete dias ou agende uma demonstração personalizada com um dos nossos especialistas e comece a otimizar o seu negócio agora mesmo.


O que pensa sobre este artigo?

Rate this post
Show Comments (0)

Your email address will not be published. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Tudo pronto para receber mais reservas diretas?

Sem taxas de configuração. Não é necessário cartão de crédito. Sem obrigações. Experimente a Lodgify por 7 dias grátis.